Olimpíadas

Esportes postulantes a vaga no programa olímpico tem data para acabar com a ansiedade

Caratê, beisebol/softbol e surf tem grandes chances; japoneses fazem a escolha no próximo dia 28 e decisão final fica com o COI para agosto de 2016, no Rio de Janeiro
19/09/2015 18:13 - Atualizado em 19/09/2015 18:13
Por ahe!
RIO

Caso o surf seja escolhido como esporte olímpico, o Brasil será bem representado pelo atual campeão mundial Gabriel Medina - DivulgaçãoOs esportes que continuam na briga para serem adicionados ao programa dos Jogos de 2020 já tem uma data para a ansiedade acabar. O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio anunciou que, no próximo dia 28 de setembro, os japoneses divulgarão a lista final da proposta que será feita ao COI (Comitê Olímpico Internacional).

Na primeira triagem, beisebol e softbol (fazem campanha conjunta), boliche, caratê, patinação, escalada, squash, surfe e wushu avançaram. De acordo com a imprensa japonesa, caratê e beisebol/softbol são os favoritos na preferência local. Uma campanha que chama a atenção é a do surfe. O projeto da modalidade para ser incluída nos Jogos prevê a construção de uma enorme piscina de ondas artificiais.

A decisão do dia 28 de setembro é a última etapa onde o Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio pode interferir na escolha. Após a definição dos japoneses, a decisão fica com o COI, que definirá os novos esportes olímpicos em agosto do ano que vem, no Rio de Janeiro.

Segundo o Comitê Organizador dos Jogos de 2020, os novos eventos devem servir com o propósito de promover o movimento olímpico e seus valores, com foco no público jovem. Além disso, precisam agregar valor aos Jogos engajando a população japonesa e a audiência mundial.

Veja mais: Estados Unidos anuncia Boston como candidata a sede dos Jogos de 2024


compartilhar no