Olimpíadas

Cinco novos esportes podem se tornar olímpicos em 2020, em Tóquio

Comitê Organizador japonês divulga proposta de inclusão do basebol e softbol, escalada esportiva, caratê, skate e surfe
29/09/2015 20:23 - Atualizado em 29/09/2015 20:23
Por ahe!
RIO

Cinco esportes podem aumentar o programa de competições dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. O Comitê Organizador do evento divulgou, na última segunda-feira, uma proposta de inclusão de cinco modalidades no evento: basebol e softbol, escalada esportiva, caratê, skate e surfe.

O projeto prevê mais 18 competições e o acréscimo de 472 atletas em relação ao número de participantes dos Jogos Rio 2016, que é de 10,5 mil. A decisão final sobre o assunto será anunciada na 129ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), a ser realizada no Rio de Janeiro, em agosto de 2016.

Veja mais: Comitê Olímpico Internacional surpreende e divulga salário de presidente

Ao todo, 26 esportes reconhecidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) se candidataram à inclusão nos Jogos Tóquio 2020. Segundo o Comitê Organizador, os critérios principais para a escolha dos cinco indicados foram identificação com a juventude e popularidade no Japão e no mundo.

Confira abaixo os detalhes de cada modalidade na proposta japonesa:

Basebol e softbol
O basebol poderia ter disputa no masculino, com seis times, de 24 atletas. O softbol teria competição no feminino, com seis equipes, de 15 atletas. Ao todo, 234 pessoas disputariam medalhas.

Caratê
A proposta para o esporte prevê provas no masculino e feminino, nas disciplinas kata e kumite. Ao todo, 90 caratecas participariam dos Jogos.

Skate
O esporte seria disputado com eventos masculino e feminino, nas disciplinas street e park. Um total de 80 atletas lutariam por medalhas.

Escalada esportiva
A modalidade seria disputada no formato de competições masculina e feminina, nas categorias dificuldade, boulder e velocidade combinadas. A proposta japonesa prevê participação de 40 atletas.

Surfe
O surfe olímpico seria disputado com shortboard, prancha usada nas principais competições internacionais, e teria homens e mulheres lutando pelo lugar mais alto do pódio com a participação total de 40 pessoas.


compartilhar no